Projetos de Pesquisa


Antropologia e Direito: debates contemporâneos acerca dos Povos Tradicionais

Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar em quais espaços governamentais e não governamentais povos e comunidades tradicionais, rurais e urbanos, têm estabelecido diálogo com o direito e políticas públicas e compreender o que significa para tais grupos o acesso a direitos e ter direito . Através do estudo poderemos mapear tensões e conflitos que eventualmente existam de acordo com a identidade coletiva acionada, tanto em âmbito local, em relação ao direito costumeiro, quanto institucional, em relação ao direito positivo. Assim, a pesquisa potencializará a proposição e a avaliação de políticas públicas, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aprimoramento de processos burocráticos na relação com tais grupos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) .
Integrantes:  Laura Gomes Nascimento - Integrante /  Jamile Floricéia da Silva Melo - Integrante Cíntia Beatriz Müller - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Antropologia do Direito: possibilidades e desafios


Descrição: O debate de temas relacionados à Antropologia do Direito no Brasil tem tomado impulso nas últimas décadas. A proposta deste projeto é o de consolidar um espaço acadêmico de discussão e pesquisa tomando por base o referencial teórico da antropologia do direito sobre questões vinculadas aos desafios contemporâneos relacionados aos direitos étnicos e interculturalidades, direitos humanos, direito à cidade e à moradia e (novos) movimentos sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Débora Ferraz de Oliveira - Integrante / Lucas Pereira Carwile - Integrante / Roselene Alencar - Integrante / Cíntia Beatriz Müller - Coordenador.
.