Projetos de Pesquisa


Efeitos Sociais de Grandes Projetos Urbanos de Investimento

Descrição: A requalificação da orla em Salvador pode ser enquadrada no contexto dos grandes projetos de cunho desenvolvimentista de amplos efeitos sociais. Embora tenha sido implementada sobre equipamentos urbanos já existentes, como por exemplo o Mercado do Peixe no Rio Vermelho e a praia do Porto da Barra, na Barra, aquilo que se denominou de "requalificação", em verdade, implodiu espaços que já estavam apropriados há décadas por seus usuários sem a preocupação aparente de um diálogo próximo com os mesmos. Este processo pode ser denominado de "ajuste urbano e regional" ou "mera adequação territorial às dinâmicas e fluxos dominantes", (VAINER 2007, pp. 10). Por outro lado, a "requalificação" trouxe impactos diferentes em relação aos agentes que se apropriavam de seus espaços, agora remodelados. Diferentes agentes, que ocupam posições sociais distintas, vivenciam efeitos diferenciados a partir da implantação de grandes projetos de investimento (GPIs). Por isso, propomos este projeto de pesquisa para investigar os efeitos sociais da "requalificação" da orla de Salvador em relação aos usuários do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, e aos usuários, especialmente os moradores, do Porto da Barra, na Barra.
Início: 2016 - Situação: Em andamento.
Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenadora / Gilda Conceição - Integrante / Hugo Gabriel Oliveira - Integrante



Antropologia e Direito: debates contemporâneos acerca dos Povos Tradicionais

Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar em quais espaços governamentais e não governamentais povos e comunidades tradicionais, rurais e urbanos, têm estabelecido diálogo com o direito e políticas públicas e compreender o que significa para tais grupos o acesso a direitos e ter direito . Através do estudo poderemos mapear tensões e conflitos que eventualmente existam de acordo com a identidade coletiva acionada, tanto em âmbito local, em relação ao direito costumeiro, quanto institucional, em relação ao direito positivo. Assim, a pesquisa potencializará a proposição e a avaliação de políticas públicas, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aprimoramento de processos burocráticos na relação com tais grupos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1) .
Integrantes: Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior - Integrante /  Juliana Almeida - Integrante Cíntia Beatriz Müller - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Antropologia do Direito: possibilidades e desafios


Descrição: O debate de temas relacionados à Antropologia do Direito no Brasil tem tomado impulso nas últimas décadas. A proposta deste projeto é o de consolidar um espaço acadêmico de discussão e pesquisa tomando por base o referencial teórico da antropologia do direito sobre questões vinculadas aos desafios contemporâneos relacionados aos direitos étnicos e interculturalidades, direitos humanos, direito à cidade e à moradia e (novos) movimentos sociais. Em 2014 foi englobado a este Projeto um Sub-Projeto denominado: "Antropologia e Direito: memória, cidadania e mobilizações sociais na cidade de Salvador/BA".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Integrante/ Vanusa Santana dos Santos - Integrante / Roselene Alencar - Integrante / Cíntia Beatriz Müller - Coordenador.
.